Tudo sobre a Buco-Maxilo-Facial um guia definitivo para você conhecer melhor a especialidade!

Tudo sobre a Buco-Maxilo-Facial: um guia definitivo para você conhecer melhor a especialidade!

A Cirurgia Buco-maxilo-facial é bastante procurada, tanto pelos estudantes da Odontologia como também pelos pacientes que precisam de tratamentos mais complexos. Mas, você sabe o que é o Buco-Maxilo-Facial?

Bom, você com toda a certeza já viu alguém se queixar de dores no maxilar ou de inchaço no rosto provocado por um siso inflamado, com uma mandíbula mais acentuada ou, até mesmo, com alguma fratura no rosto por causa de algum acidente. Nesses casos, o cirurgião Buco-Maxilo-Facial é o profissional que entra para resolver.

A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial nada mais é do que uma especialidade da Odontologia responsável por diagnosticar e cuidar de situações que vão, desde uma cirurgia de extração dentária a as fraturas presentes nos ossos da face, distúrbios de articulação da mandíbula, infecções, dentre inúmeras outras condições mais complexas que afetam a região da boca e da face.

E não para por aí! O cirurgião Buco-Maxilo-Facial pode realizar atendimentos tanto em consultórios como, fazer procedimentos maiores em hospitais e em grandes centros cirúrgicos, quando for necessário.

Quer saber mais sobre a especialidade da Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e sua área de atuação? Acompanhe nosso texto e saiba tudo sobre a profissão!

O que é Buco-Maxilo-Facial?

A Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é a especialidade presente dentro da Odontologia responsável por realizar cirurgias orais, como extração de dentes e de sisos, ou grandes procedimentos feitos na face.

O cirurgião dessa área se torna responsável não só por esses procedimentos como, também, pelo diagnóstico de diversas lesões e doenças presentes na face e seu tratamento cirúrgico.

O que Buco-Maxilo-Facial
Fonte/Reprodução: original

Além disso, ele também atua na correção de diferentes deformidades em face, anomalias presentes por todo o aparelho estomatognático e de disfunções na região temporomandibular.

A Buco-Maxilo-Facial é uma das especialidades mais conhecidas dentro da Odontologia, e sua formação acontece dentro de grandes programas de residência ou em cursos de especialização espalhados ao redor do país.

Atualmente, o Brasil conta com 6.763 profissionais atuantes, de acordo com informações do Conselho Federal de Odontologia (CFO), na área de Buco-Maxilo-Facial , o que é, ainda, considerado um grupo pequeno, se observarmos toda a extensão do Brasil.

Para que serve o Buco-Maxilo-Facial?

A Buco-Maxilo-Facial é uma especialidade bastante ampla dentro da Odontologia. Ela apresenta diversas funções e pode atuar em toda a região da face e da cavidade oral de diversas formas!

De uma forma geral, a Buco-Maxilo-Facial serve para diagnosticar e tratar de todas as doenças, lesões e condições que envolvem a face e suas estruturas. Sua área de atuação está compreendida dentro das regiões relacionadas à face, ossos maxilares e da boca.

Há diversas patologias e lesões que o cirurgião pode diagnosticar e prosseguir com o seu devido tratamento, sendo elas: os cistos de desenvolvimento, lesões associadas a outras doenças que atacam o corpo de forma sistêmica, como sífilis, tuberculose ou a AIDS, deformidades presentes em faces e distúrbios em seu crescimento, como o prognatismo ou o micrognatismo.

A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial serve também para realizar diversos procedimentos em âmbito ambulatorial ou, dentro dos hospitais, em centros cirúrgicos bem equipados. Dentro do consultório, o cirurgião realiza cirurgias de pequeno a médio porte como, por exemplo, a extração dentária, remoção dos sisos, biópsias de lesões em cavidade oral, dentre outros.

No consultório, o cirurgião Buco-Maxilo-Facial realiza todos esses procedimentos com o efeito de uma potente anestesia local, especialmente para o paciente não sentir dor e nem desconforto durante a remoção dos dentes inclusos ou outros procedimentos realizados nesse cenário.

Já dentro do centro cirúrgico, são realizadas cirurgias de grande porte com o paciente sob anestesia geral. Dos tratamentos feitos em ambiente hospitalar, podemos citar as reconstruções faciais por causa de fraturas em ossos da face, cirurgias ortognáticas, remoção de lesões de grande tamanho e complexidade, e muito mais.

O que trata o Buco-Maxilo-Facial?

Um cirurgião Buco-Maxilo-Facial realiza uma gama de procedimentos, tanto dentro do consultório como em cenário hospitalar.

Ele é responsável por tratar de diferentes lesões e patologias maxilofaciais, deformidades craniofaciais, disfunções na articulação temporomandibular, tratamento de fraturas faciais e cirurgias de elementos dentários inclusos e não-inclusos. Dentre os procedimentos realizados pelo cirurgião Buco-Maxilo-Facial, podemos citar:

  • Biópsias de lesões em boca;
  • Implantes e enxertos ósseos;
  • Cirurgia ortognática;
  • Cirurgia para finalidade protética;
  • Diagnóstico e tratamento de lesões, como cistos ou tumores odontogênicos;
  • Disfunções temporomandibulares;
  • Fraturas em face e na mandíbula;
  • Malformações do complexo craniofacial.

Todos esses procedimentos podem ser realizados pelos especialistas em Buco-Maxilo-Facial, e de acordo com sua complexidade, são realizados dentro do centro cirúrgico ou no consultório.

Os benefícios do Buco-Maxilo-Facial

A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é uma ferramenta extremamente poderosa dentro da Odontologia! Com suas competências, ela é capaz de devolver a autoestima do paciente ao resolver diversas características relacionadas ao seu sorriso e ao seu rosto, além de corrigir deformidades ou marcas e defeitos deixados por grandes lesões e patologias.

Ela trata de diferentes traumas na região da face e na boca, assim como malformações e outras lesões que são causadas por acidentes ou por doenças.

Os benefícios do Buco-Maxilo-Facial
Fonte/Reprodução: original

É muito importante que o paciente faça visitas regulares ao cirurgião dentista, pois o profissional será responsável por avaliar sua saúde bucal, assim como por analisar se suas falhas dentárias deverão ser corrigidas por um cirurgião Buco-Maxilo-Facial por meio de uma ortognática ou não.

No geral, os benefícios de uma cirurgia Buco-Maxilo-Facial estão relacionados à rapidez com que os procedimentos são realizados, de forma indolor e promovendo o bem-estar, saúde, elevação da autoestima e tratamento de diferentes tipos de lesões e patologias presentes em face, que podem se agravar e causar quadros mais severos, quando não tratadas.

Vale a pena fazer uma cirurgia de Buco-Maxilo-Facial em qual circunstâncias?

São diversas as funções e os procedimentos realizados por um cirurgião Buco-Maxilo-Facial, não é mesmo? Será que vale a pena fazer? Em quais circunstâncias devo procurar um profissional?

Há diversas situações clínicas na qual você deve buscar a ajuda de um cirurgião. No consultório, você deve buscar quando tiver necessidade de realizar alguma extração dentária ou remover o seu dente siso.

Também pode ser necessário procurar um Buco-Maxilo-Facial quando precisar de cirurgias para implante, colocar enxertos ósseos, quando sentir dores e estalos na hora de abrir ou fechar a boca e, ainda, quando for necessário fazer o planejamento de uma cirurgia ortognática, que corrige alterações no crescimento dos ossos dos maxilares.

Já no ambiente hospitalar, as circunstâncias mudam: se torna necessária a busca por um cirurgião buco-maxilo-facial quando há presença de disfunção temporomandibular, luxação na mandíbula, fraturas nos ossos da região de face por conta de acidentes ou quando tiver a presença de lesões na boca.

Caso haja dúvidas se vale a pena procurar um Buco-Maxilo-Facial, basta solicitar um encaminhamento para o cirurgião-dentista que o acompanha regularmente.

Onde devo fazer e quais critérios analisar antes?

A cirurgia necessária para cada situação específica pode ser realizada em hospitais ou consultórios particulares. Se o dentista fez a indicação da necessidade desse procedimento, é possível que ele saiba indicar um bom profissional para sua realização.

Mas se você é estudante de Odontologia e tem interesse pela cirurgia Buco-Maxilo-Facial, com certeza deve estar se perguntando onde fazer sua residência, não é mesmo?

Há vários programas de residência e de especialização espalhados pelo país, cada um com suas características distintas e com seu foco. Enquanto algumas apresentam cirurgias mais voltadas para ortognáticas, outras apresentam foco maior em patologias ou em traumas de face.

Para escolher o programa de residência ideal, deve-se analisar o seu currículo, qual é o foco do lugar e, especialmente, ler o edital e estudar quais são os critérios de aprovação. Ou seja, se há ou não análise curricular, bolsa, e quais as etapas avaliativas.

Ficou interessado na Cirurgia Buco-Maxilo-Facial? Que tal focar agora e prestar residência para os melhores programas do Brasil? Conheça os nossos cursos disponíveis aqui no RevisaBuco e se prepare para suas provas! Se destaque dos concorrentes e consiga sua tão sonhada vaga!